segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A Globo no banquinho...dos réus.


O ideal de liberdade de expressão de Voltaire é sintetizado na frase:
"posso não concordar com uma única palavra do que você está dizendo, mas defendo incondicionalmente o seu direito de se expressar".
Mas, a liberdade de expressão deveria ser ampla e não um monólogo em defesa de interesses de classes e grupos, não devendo, também, ser usada para causar danos à sociedade, como, por exemplo, quando são pregadas ideologias políticas antidemocráticas.
Cresce no Brasil, com atraso imenso, o debate sobre a democratização dos meios de comunicação, tese há muito defendida por alguns, mas com pouca aceitação política.
Segundo Marilena Chauí, um canal de comunicação de massas deve promover o debate público de idéias, mas, se este canal pertencer a um ente privado, existirá um conflito de objetivos.
A Concessão Pública Explorada Pela Rede Globo Expira Em Outubro. Ela Deve Ser Renovada Automaticamente?
Nos países desenvolvidos, para que uma concessão de TV e Rádio sejam renovadas, é preciso uma avaliação de uma comissão técnica, do congresso e da sanção do chefe do executivo, nos Estados Unidos e na Inglaterra várias concessões que não cumpriram certos critérios, foram canceladas. No Brasil isso não acontece, as emissoras sentem-se proprietárias das concessões.
A Globo tem uma vasta lista de des-serviço ao povo brasileiro. Ela é responsável, entre tantas, da bestialização da cultura e do alinhamento do pensamento político.

Nenhum comentário: