sábado, 1 de setembro de 2007

O Homem: artista.



"Ao contrário de outros seres, os homens tiveram de aprender muito.

Às vezes era arrogante e tinha de aprender a humildade, às vezes era covarde e era preciso aprender a ser valente. Algumas vezes sofria porque não entendia os enigmas da mãe terra. Outras vezes sofria porque não entendia a alma de seus semelhantes.

Mas para suportar tudo isso e tornar-se melhor pela sua própria sabedoria, o homem inventou uma ferramenta: a LINGUAGEM.

Linguagens que se tornaram inseparáveis do homem para ele penetrar na floresta sombria das coisas do mundo e desvelar para si bosques de realidade, desvelo da consciência de viver e existir. Linguagens inventoras de mundos do brincante homem criador de signos.

Dentre elas uma linguagem se fez especial: a linguagem da arte(Arte Visual, Dança, Música e Teatro). Feita para o homem mergulhar dentro de si mesmo trazendo para fora e para dentro dos outros homens as emoções do próprio homem.

Sabe o homem que as emoções é que são o sal da vida. Por isso é que quando um homem quer falar ao coração dos outros homens ele o faz pela linguagem da Arte.

Quando isso acontece, naquele homem sente e age o artista".

- Mirian Celeste Martins - em "Didática do Ensino de Arte"

2 comentários:

Unknown disse...

A sensibilidade do homem é expressa através da Arte. É quando liberta a criança que habita no seu interior, liberando sua criatividade e imaginação.

SILVINO disse...

Acho que é chegado o momento de podermos associar a arte ao conhecimento, não podemos mais mumificar ou isolar analitamente o objeto ou o sujeito vivo. Sendo um e outro entendidos em sua acepção mais ampla.